quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Crónica da novilhada de Samora Correia (19/08/2016) - por Francisco Arbués

"Caríssimos amigos

Escrevo estas palavras com muito orgulho, pois é a primeira vez que o faço, a pedido do Manuel Mendes.
 
O que vi em Samora Correia, a 19 de agosto pelas 22:00, deixou-me satisfeito. Duas pegas pelos juvenis do Aposento da Moita que nos dão garantias no futuro do grupo.
 
Dois novilhos, o primeiro mais composto, com boa cara e que “mexeu” com a rapaziada mais nova assim que saiu à praça.
Manuel Mendes, na sua primeira atuação como cabo dos juvenis do Aposento da Moita, foi exemplar. Antes da corrida, durante a mesma e depois nas bifanas mostrou que o Aposento da Moita está vivo e promete. Boa escolha esta.
 
Para a primeira pega foi escolhido o Fábio Matos, forcado já conhecedor destas lides. Teve um comportamento formal e elegante ao dedicar a pega à aficionada Lara Vicente.
Citou com vontade, a querer brilhar, caminhou pé ante pé, mostrou que sabe. Quando o novilho se arrancou, um pouco contra vontade, faltou peso ao carregar e a reunião resultou fraca, com meia voltareta para a esquerda, sem hipóteses para o Fábio e para o grupo que nada podia fazer.
 
Na segunda tentativa e com mais ganas, carregou forte, sacou-se e reuniu em desequilíbrio. Afonso Lupi corrigiu a desvantagem e colocou Fábio no seu sitio com o restante grupo a ajudar convenientemente. A meu ver são estas as primeiras ajudas que valem a ingratidão deste lugar. Parabéns Afonso.
 
De salientar ainda António Coelho a rebejar. Tomou-lhe o gosto e parece crescer de corrida para corrida. Entrou bem, mas com o novilho já parado. Depois no cite disse que sim, apesar do encosto no burladero.
 
Para o segundo novilho, com menos volume, mas a pedir atenção foi para a cara João Gomes “Verruga”. Brindou à praça e toureou bem a rês de fio a pavio. Notou-se uma enorme vontade de fazer bem e bonito. Carregou quando o novilho saiu solto, recuou muito bem e fechou-se com garra. 
André Piçarra nas primeiras cumpriu e o grupo fechou mais a trás.
 
Rabejou João Francisco num bom apontamento.
 
Foi uma oportunidade para a primeira fardação de alguns novos elementos e a confirmação de que o Aposenta da Moita está garantido para os próximos 10 anos.
 
Depois da novilhada houve uma breve caminhada até às bifanas que estavam bem temperadas, alguma cerveja e muito boa disposição da rapaziada mais nova. As festas de Samora Correia prometiam, mas ainda haviam muitos quilómetros para fazer.
 
Um grande abraço a todos e até breve.

Francisco Arbués"

Sem comentários: