domingo, 27 de setembro de 2015

Na Chamusca e no Rosário

Realizou-se ontem o 1º Concurso de Cernelhas da Chamusca, onde o Aposento da Moita se fez representar pelos jovens elementos do grupo, Miguel Fernandes e João Francisco.

Apesar dos esforços, a prestação do dueto moitense não foi além da primeira eliminatória.


Se durante a tarde o grupo se fez representar na Chamusca, à noite representação foi feita no Rosário, para o visionamento do documentário "Cara a Cara" e troca de ideias sobre o que é ser forcado.

O forcado José Maria Bettencourt foi o rosto do Aposento da Moita, estando também presentes outros elementos do grupo, assim como elementos dos Amadores da Moita.

O documentário "Cara a Cara" tenta mostrar os bastidores dos grupos de forcados, alguma da preparação dos grupos no defeso, a integração de jovens elementos e também alguns percalços.

Na minha opinião é um documentário interessante, mas talvez um pouco incompleto e que se debruça (talvez) um pouco mais sobre os forcados mexicanos do que sobre os portugueses.

É de enaltecer a elaboração deste documentário, pois o moço de forcado é um elemento incontornável da tradição portuguesa.

José Maria Bettencourt (Aposento da Moita) e Pedro Raposo (Amadores da Moita)

Sem comentários: