domingo, 24 de maio de 2015

40 Anos!!!

Amanhã, 25 de Maio de 2015, passam precisamente 40 anos que o G.F.A. Aposento da Moita fez a sua estreia nas arenas. 

Foi, como seria de esperar, na Praça de Toiros Daniel do Nascimento que o debute aconteceu, tendo sido solistas José Manuel Pires da Costa e João Flores.

As pegas aos 6 toiros de Norberto Pedroso foram partilhadas com os Amadores da Moita, grupo de onde meses antes tinham saído parte dos então fundadores do Aposento da Moita, e os Amadores do Montijo.

A origem do Aposento da Moita não esteve apenas assente em razões políticas, havendo também questões pessoais que alguns elementos não souberam deixar fora das “ramagens”.

É então numa tarde de outono de 1974, durante uma calorosa reunião realizada no café “Fragata” que se dá a ruptura.

Foi então nesse dia que se deu o primeiro passo para o nascimento de um novo grupo de forcados na Moita, o Aposento da Moita.

E que me desculpem a minha opinião, que é apenas uma opinião e vale o que vale (e nada tenho contra qualquer grupo de forcados), mas em boa hora tal ruptura aconteceu, pois se assim não fosse, não teríamos um grupo que atingiu o topo da forcadagem nacional, um grupo que tem sido em muitos casos uma escola de vida. Não teríamos a família do Aposento da Moita.

Não tiveram vida facilitada, aqueles que fundaram o Aposento da Moita, tendo inclusive sido impedidos de entrar na Praça Daniel do Nascimento, com um dos elementos a ficar entalado (metade dentro, metade fora) na porta do sector 2, após ordens do então chefe dos porteiros para fechar a porta à chegada dos elementos do Aposento da Moita.

Mas a pulso (e a braços) o Aposento da Moita foi conquistando o seu lugar na tauromaquia nacional e mundial, foi angariando a confiança e a simpatia das gentes da festa.

Aos que foram os “pais” do Aposento da Moita e a todos aqueles que ao longo destes 40 anos têm vestido e honrado a jaqueta do grupo, os meus parabéns e agradecimento, por não deixarem apagar a chama.

E que esta tarde, na Praça de Toiros Daniel do Nascimento, o aniversário seja celebrado em clima de triunfo.

João Campos (filho de um dos fundadores do G.F.A.Aposento da Moita)


Cartaz da primeira corrida do Aposento da Moita
Cartaz da corrida de celebração do 40º aniversário

Sem comentários: